Construir, reformar, ampliar e recuperar equipamentos públicos dão origem às chamadas obras públicas.
Elas só podem ser executadas com base em um projeto de engenharia que contenha: desenhos, orçamentos, memoriais, cronogramas e especificações técnicas.
O TCE Ceará fiscaliza a execução de obras e serviços de engenharia e avalia: a qualidade das obras entregues, os documentos dos projetos de engenharia, bem como os gastos realizados para sua execução.
Confira as fiscalizações em andamento e concluídas sobre esse tema.
Inspeção
Pavimentações de estradas, urbanização, reformas ou adequações de equipamentos públicos são exemplos de atividades envolvendo obras públicas essenciais para a população.
O município pode realizar convênios com o governo estadual ou federal para obter dinheiro necessário para construir esses e outros tipos de obras na cidade.
Em 2024, o TCE Ceará realizou inspeções para avaliar se obras contratadas por meio de convênios estavam sendo realizadas e entregues à população, seguindo as normas e os planos de trabalho acordados.
Conheça os resultados de algumas destas inspeções que já foram julgadas.
Ao realizar uma obra pública, o governo deve cercar-se de cuidados para garantir que o dinheiro do povo seja bem gasto. E para isso um bom planejamento é essencial.
Para isso, é possível contratar prestadores de serviço por meio da melhor oferta apresentada no processo de licitação. A empresa selecionada só pode iniciar a obra após assinar um contrato que é o documento que formaliza o acordo entre o contratante e o contratado.
Ao contratar o prestador de serviço, o governo deve se preocupar em diminuir os riscos de perder dinheiro, com a colocação no contrato de garantia contratual.
O TCE Ceará realizou, em 2023, uma série de inspeções para avaliar como evoluiu e se existia garantia contratual nas obras públicas dos contratos do período de 2022-2023, para identificar possíveis falhas.
Confira os principais resultados destas inspeções e de seus monitoramentos.
A administração pública pode contratar empresas para construir as obras necessárias para atender as necessidades da população.
A escolha dessas empresas é muito importante, afinal a obra é de interesse público. Empresas experientes tendem a diminuir o risco de prejuízos para o governo.
Em 2023, o TCE Ceará realizou inspeções para avaliar possíveis irregularidades em contratos para execução de obras públicas por empresas recém-criadas.
Veja os resultados destas Inspeções!